12 de jul. de 2013

Crítica: The Next Day - David Bowie


   O primeiro disco de David Bowie após dez anos sem nenhum álbum de estúdio lançado não supera seus trabalhos anteriores, mas é o melhor disco do ano.
   São canções como The Next Day que fazem o retorno de Bowie ser mais do quê um disco a mais, a começar pela capa que é simples e inteligente ao mesmo tempo, Bowie reaproveita a capa de "Heroes", lançado em 1977 para mostrar que não está acabado e sim pronto para o próximo dia. Trocadilhos a parte, The Next Day, a música, é uma faixa rock empolgante, os vocais são todos reproduzidos em eco e com aquele gemido especial que só o camaleão do rock consegue fazer, tudo de bom, a segunda faixa, Dirty Boys, nos leva para um clima diferente, o rock se mantém, mas com um toque de sensualidade, despretensão e jazz, algo semelhante ao que ele fazia nos anos 80.

   The Stars (Are Out Tonight) é a melhor canção do disco, é divertida, interessante, o som mais objetivo do álbum, sem falar no clipe que tem a participação da magnifica Tilda Swinton. Where Are We Now? e Valentine's Day iniciam o bloco das baladas, a primeira é melancólica, repleta de referências enigmáticas ao passado do artista, não dá pra dizer se é dedicada a um homem ou mulher em especial, a segunda é mais pop e comum, mas tem seu valor.
   If You Can See Me é chata, repetitiva, fora do ritmo e maçante, I'd Rather Be High fica na cabeça e Boss Of Me também. Dancing Out Of Space é a canção mais dançante do disco, o título evidencia isso um pouco, dá para ouvir com os olhos fechado imaginando um baile anos 80 com casais dançando freneticamente. (You Will) Set The World On Fire é minha canção favorita, é rock puro, o mais perto de pesado do disco e excitante, totalmente arrepiante e genial, Plan é um belo instrumental e I'll Take You There termina o disco perfeitamente.

   Concluindo, David Bowie é a maior lenda viva da música e apesar de não lançar uma obra atual digna de sua maestria, ele consegue lançar algo que é a sombra de sua bela fase nos 70 e afinal para quê exigir do cara algo parecido com aquilo se já foi tudo lançado, ele já fez o que tinha de fazer, os novos materiais são só aperitivos.

Nome: The Next Day.
Artista: David Bowie.
Ano de Lançamento: 2013.
Gravadora: Sony Music/ Iso Records.
Nota: 8.
Melhores Músicas: 
The Next Day, The Stars (Are Out Tonight), Where Are We Now?, Valentine's Day, (You Will) Set The World On Fire e I'll Take You There.

2 comentários:

  1. Amei o layout do seu blog!

    Eu não conheço esse cantor, sou bem leiga no assunto música :// vou ali no kboing ouvir a mais tocada hahahahaha

    mas, só pelo nome das músicas vou curtir é meio romântico, eu acho...acertei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O som de Bowie não é bem algo romântico, mas ele tem belas canções de amor, ouça Absolut Beginners e se apaixone :)

      Excluir